Na sua concepção de aprendizagem, este é um processo que permite modificar comportamentos de maneira bastante rápida e de modo mais ou menos permanente, de forma que a mesma modificação não tenha que se repetir em cada nova situação. A prova de que a aprendizagem ocorreu consiste na verificação de uma mudança comportamental relativamente persistente.
A aprendizagem envolve a interacção com o ambiente externo ou representação interna dessa interacção do sujeito (realizada no cérebro), e que não pode ser atribuída, simplesmente, ao processo de crescimento, à maturação, que requer somente crescimento de estruturas internas.
Na sua teoria existem três componentes centrais:
- A classificação dos resultados de aprendizagem;
- A identificação das condições necessárias à consecução desses resultados;
- Os nove eventos de instrução, que devem estar presentes em qualquer percurso de aprendizagem.
Para o desenvolvimento de estratégias instrucionais, Gagné propôs que, em
qualquer processo de aprendizagem, esteja presente uma sequência de nove
eventos de instrução, divididos em três categorias, que servem de guia para o
trabalho a ser realizado
Esquema |
Esquema de acção |
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