quinta-feira, 21 de novembro de 2019

Robert Gagné (1916-2002)

Robert Gagné desenvolveu uma teoria do ensino/da instrução, voltada para a descrição das condições que favorecem o desenvolvimento de uma capacidade específica específica, e não propriamente uma teoria da aprendizagem (a explicação de como as pessoas aprendem).

Na sua concepção de aprendizagem, este é um processo que permite modificar comportamentos de maneira bastante rápida e de modo mais ou menos permanente, de forma que a mesma modificação não tenha que se repetir em cada nova situação. A prova de que a aprendizagem ocorreu consiste na verificação de uma mudança comportamental relativamente persistente.

A aprendizagem envolve a interacção com o ambiente externo ou representação interna dessa interacção do sujeito (realizada no cérebro), e que não pode ser atribuída, simplesmente, ao processo de crescimento, à maturação, que requer somente crescimento de estruturas internas.

Na sua teoria existem três componentes centrais:
  • A classificação dos resultados de aprendizagem;
  • A identificação das condições necessárias à consecução desses resultados; 
  • Os nove eventos de instrução, que devem estar presentes em qualquer percurso de aprendizagem.

Para o desenvolvimento de estratégias instrucionais, Gagné propôs que, em qualquer processo de aprendizagem, esteja presente uma sequência de nove eventos de instrução, divididos em três categorias, que servem de guia para o trabalho a ser realizado


Esquema

Esquema de acção



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